DEZ ROTEIROS INCRÍVEIS PARA CURTIR O FRIO


 Quem disse que frio é para ficar dentro de casa esta muito enganado!!!
O Inverno chegou e a temperatura baixa já toma conta das noites das principais cidades do país e mexe com os turistas apaixonados pela estação mais fria do ano.
Com o inverno, é possível praticar ecoturismo, esporte de aventura e curtir, além de uma boa gastronomia local, os festivais de inverno que pipocam pelo país.
Vamos apresentar dez destinos imperdíveis para você que deseja curtir a estação mais fria do ano. É só definir qual destino tem mais a ver com a sua cara e fazer as malas.
Vale lembrar que os roteiros, dependendo de onde o turista partir, pode ser feito num final de semana ou em mais dias. Todos roteiros escolhidos a dedo e tendo como prioridade as belezas naturais e a boa acolhida do povo local.
Na região sudeste, as cidades mineiras de Aiuruoca Gonçalves roubam a cena no inverno. Localidades pequenas e aconchegantes, tornam-se ótimos destinos para casais apaixonados ou turma de amigos que desejam curtir um esporte de aventura durante o dia e, à noite, a culinária local.
Aiuruoca se destaca pelo roteiro de barzinhos à disposição dos turistas, que ficam bastante disputados durante o inverno. Localizada próxima ao Vale do Matutu, que é outro “point” de grande apelo turístico para aqueles que curtem acampar e praticar trekking.
A localidade pode ter o nome difícil de pronunciar, mas a hospitalidade é mineira, ou seja, de grande simpatia e receptividade.
Já Gonçalves fica num lugar montanhoso, o que ajuda o frio imperar. No auge do inverno, a temperatura fica na casa dos sete graus, o que torna a paisagem também muito atrativa, pois fica coberta por uma fina camada de gelo dando um ar bucólico e romântico. Os casais se refugiam em busca dasPOUSADAS e do aconchego dos restaurantes locais.
Ainda na região sudeste, Campos do Jordão é o principal point de inverno do estado de São Paulo. A temperatura é realmente baixa, mas o glamour e o burburinho dos turistas tornam a cidade um destino disputadíssimo na estação mais fria do ano.
Atenção para o Festival de Inverno de Campos do Jordão, que é badalado e conta com atrações internacionais. A 45ª edição do evento acontecerá entre os dias 05 e 27 de julho. Vale a pena conferir...
Já outra boa dica do Caravana é o passeio de bonde, que percorre toda a cidade, partindo da estação Emílio Ribas-Capivari até o portal de entrada da cidade. O passeio é de cerca de sete quilômetros e dura 50 minutos, atraindo muitos visitantes.
Já Monte Verde não tem a badalação noturna de Campos do Jordão, mas o frio e o apelo no inverno são iguais. A “Suíça Mineira”, como é conhecida, tem muito esporte de aventura. Caminhada, cavalgada, trekking, off-road são algumas das modalidades à disposição dos turistas.
Já a noite, o negócio é curtir a boa mesa seja a dois ou com família e amigos. O fondue é a estrela principal dos restaurantes da região. A gastronomia de Monte Verde chama atenção e merece também ser apreciada com atenção.
O Município de Cunha está inserido numa área de planaltos (Bocaina, Paraitinga e Paraibuna) e serras (do Mar e Quebra-Cangalha) a leste do estado de São Paulo. A região apresenta 3.229 propriedades agrícolascadastradas e, em área, é o 11º maior município do estado de São Paulo.
A aventura dita o ritmo desta cidade, que se enganam àqueles que pensam que se trata de uma região pacata e sem apelo. O Município é considerado o berço das cachoeiras, apresentando dezenas de quedas d’água, com destaque para Cachoeira da Barra, do Barracão e do Desterro.
A Pedra da Macela é outro atrativo e muito procurada pelos amantes do trekking, que não medem esforços para chegar ao seu topo, obtendo dali uma visão de tirar o folego.
Partindo para o estado do Rio de Janeiro, duas cidades ganham destaque no inverno: Conservatória e Petrópolis. A primeira localiza-se no pequeno distrito de Valença, na região serrana do Rio, e tem o rótulo de cidade da seresta. A região é rica em belezas naturais, turismo cultural e histórico.
Já Petrópolis aposta em seu Festival de Inverno, que já é conhecido e bastante procurado pelos amantes do frio. A 12º edição do Festival de Invernode Petrópolis começa oficialmente, este ano, no dia 6 de julho e vai até o dia 15 de julho com programação imperdível.
A cidade carioca conta também com uma agenda cheia de atrações culturais, o que é também um enorme apelo para quem curte o frio com história e muita informação sobre a região.
No sul do país, a cidade de Gramado é parada obrigatória quando o assunto é o frio. O Festival de Cinema agita a região, mas o dia a dia durante a estação mais fria do ano é que empolga e encanta os turistas.
Os pontos turísticos por lá: Belvedere – Vale do Quilombo, a Igreja do Relógio e o Palácio dos Festivais – Cine Embaixador, onde acontece a exibição dos filmes participantes do “Festival de Cinema de Gramado”.
Na parte de cima do país, duas indicações imperdíveis: Garanhuns, em Pernambuco, e Pedro II, no Piauí.
Festival de Inverno de Garanhuns, cidade localizada no Agreste Pernambucano, é considerado patrimônio turístico e cultural do estado de Pernambuco. Lá as noites são frias, apesar de não parecer, e apresenta um vasto repertório de atrações.
Neste ano festeja a sua 24ª edição e acontece entre os dias 17 e 28 de julho.
Já a cidade piauiense, que dista 200 km de Teresina, é uma daquelas cidades de clima serrano onde temos vontade de passar o inverno todo. O município oferece opções tanto para quem quer descansar quanto para aqueles que gostam de se aventurar.
Criado em 2004, o Festival de Inverno de Pedro II tem crescido ano após ano e ganhou grande prestígio no cenário musical. Neste ano, a 11ª edição acontece entre os dias 19 e 22 de junho e apresentará muitas atrações, entre elas o cantor Toquinho, que se apresentará no dia 20.

Comentários