COMPRAR DÓLARES E OUTRAS MOEDAS COM MELHOR PREÇO: 5 DICAS INFALÍVEIS

Google+
Quando queremos comprar qualquer produto novo, de um celular a uma televisão, pesquisamos muito, certo? Muitas vezes não procuramos apenas na internet, mas até chegamos a ir a uma loja física. Para comprar dólares e outras moedas estrangeiras é preciso fazer o mesmo. A diferença de cotação entre bancos, casas de câmbio e agências de turismo pode ser muito grande e chegar a 10%.
De olho nisso, vamos listar aqui algumas dicas que temos usado nos últimos tempos na compra de moedas estrangeiras para conseguir a melhor cotação. Não se esqueça apenas de que é importantíssimo só realizar essas transações em instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.

5 DICAS INFALÍVEIS PRA COMPRAR DÓLARES E OUTRAS MOEDAS

1. COMPARE EM TEMPO REAL
Alguns sites disponibilizam a cotação de casas de câmbio em tempo real em seus sites. Isso é ótimo pra quando o dólar, por exemplo, tem uma forte queda ou alta, já que você consegue ver online e na hora o valor da moeda. Alguns desses sites que usamos são: Melhor Câmbio Exchange Money.
Em alguns casos, é possível até mesmo negociar a cotação de acordo com a quantidade desejada. Outro ponto que eu gosto bastante é que, em muitas dessas corretoras, é possível pedir que seja feita a entrega da moeda (pode haver custos em algumas delas, dependendo da quantia). Vale ficar atento porque os valores exibidos podem ou não já mostrar o IOF da compra de moedas em espécie no Brasil, que é de 0,38%.

2. RANKING DO BANCO CENTRAL
Sua cidade não aparece nos sites acima? O Banco Central divulga mensalmente o Ranking do VET (Valor Efetivo Total), que representa o custo de uma operação de câmbio, incluindo a taxa de câmbio, tarifas e impostos incidentes sobre essa operação.
O único ponto negativo é justamente porque essa lista só é atualizada mensalmente, mas já dá pra se ter uma ideia de qual operadora estava oferecendo o VET mais vantajoso no mês anterior. Depois disso, basta ligar e confirmar a cotação atual. Já fiezmos um post aqui explicando passo a passo de como consultar esse ranking do Banco Central.
3. BANCOS PÚBLICOS
Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil costumam ter boas cotações de câmbio, dependendo da quantidade desejada. É sempre bom consultar. O único porém fica pelo fato de eles cobrarem uma taxa fixa pela compra da moeda estrangeira (R$20 e R$60, respectivamente). Se a quantia desejada não for tão pequena, mesmo com as taxas, a cotação desses bancos públicos pode ser vantajosa.
Nem todas as agências fazem operações de câmbio. A Caixa disponibiliza em seu site o endereço delas em todo o país. Já no caso do BB é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento.
4. VIZINHANÇA
Antes de bater o martelo e decidir em qual operadora você irá comprar dólares ou outras moedas, ligue para as casas de câmbio que você conhece, aquelas perto da sua casa ou no shopping que você frequenta. Não custa consultar, ainda mais porque elas podem ser pequenas e mal aparecerem nos rankings acima.
5. REDE DE CONTATOS
Estamos na era das redes sociais. Por que não publicar que você está à procura de dólares ou euros, por exemplo? Já consegui ótimas cotações graças a isso. Muitas vezes alguém que não viaja com tanta frequência voltou com dinheiro estrangeiro sobrando ou até mesmo alguém que tenha guardado e precise de dinheiro agora pode vender pra você. Use seus amigos a seu favor.
Parece trabalhoso, né? Mas pense nos seus suados reais para conseguir comprar essa moeda. Vale a pena!
Tem mais alguma dica? Deixe aí nos comentários 

Comentários