POR QUE O DÓLAR TURISMO É MAIS CARO QUE O DÓLAR COMERCIAL?

Você já deve ter reparado que a cotação da moeda americana que você vê na internet ou na TV nunca é aquela que pagamos nas casas de câmbio. Mas por que o dólar turismo é mais caro? Primeiramente é preciso entender que há uma diferença entre o dólar comercial (aquele da cotação oficial) e o câmbio turismo, o que compramos para uma viagem ao exterior, por exemplo.

POR QUE O DÓLAR TURISMO É MAIS CARO?

Por que o dólar turismo é mais caro que o dólar comercial? (Foto via Shutterstock)
Foto via Shutterstock
dólar comercial é o valor base da moeda americana no mercado. Essa é uma taxa utilizada no pagamento ou recebimento de recursos vindos de importações e exportações de bens e serviços do Brasil com o mundo. Ou seja, o câmbio comercial é utilizado em transações que não exigem papel moeda (o dinheiro físico). É o mesmo usado para transferências internacionais, só que agregado ao câmbio uma porcentagem variante da instituição responsável pela transação.
Já o dólar turismo é mais caro porque é calculado com base no dólar comercial e incorpora os custos envolvidos, como a importação do papel moeda até chegar à casa de câmbio. Por isso que quando você precisa ter em mãos a moeda, você paga o câmbio turismo, que inclui todos os gastos do processo.
* Com informações da BeeCâmbio

Comentários