Um dos passeios mais procurados por quem visita Joinville, em Santa Catarina, é o do Barco Príncipe, um bate-volta pela Baía da Babitonga até a cidade histórica de São Francisco do Sul, no litoral do estado. O tour parte às 10h30 da manhã e retorna por volta das 15h, parando apenas 1h30 em “São Chico”, mas tempo suficiente pra conhecer o centrinho.
Apesar de levar 350 passageiros, o Barco Príncipe costuma encher, principalmente nos finais de semana, feriados e na temporada de verão. Por isso, é sempre bom comprar os bilhetes com antecedência. Nesse post mostramos como é o passeio, o valor, o que está incluso a bordo e o que dá pra fazer no tempo de parada.
BARCO PRÍNCIPE EM JOINVILLE
O barco funciona todos os finais de semana, mas as datas são superflexíveis, podendo partir diariamente na temporada ou em alguns dias da semana em épocas específicas. Por conta disso, o primeiro passo pra se planejar é verificar com eles as datas no período em que você estiver na cidade. O melhor jeito é telefonar para (47) 3455 4444 ou 3455 0824, já que no site não consta o calendário de partidas.
O passeio parte do píer no bairro Espinheiros em Joinville e é recomendável chegar com pelo menos meia hora de antecedência. O tour inclui também almoço a bordo, como contaremos mais abaixo.
O BARCO
O Barco Príncipe de Joinville III (homenagem ao príncipe francês François Ferdinand Phillippe, que casou-se com a princesa Francisca Carolina e recebeu um lote de terras em Santa Catarina) tem capacidade para 350 passageiros. Ao invés de assentos, os visitantes têm lugares marcados nas mesas distribuídas nos três andares.
O almoço incluso é servido a bordo por volta das 11h30, uma hora antes de o barco ancorar em São Francisco do Sul. O cardápio me surpreendeu positivamente, já que achava que a comida seria ruim, meio com cara de bandejão. Entre os pratos servidos no estilo buffet havia camarão ao molho, escalope de carne ao molho madeira, filé de peixe, frango, salada, maionese, arroz, massa, entre outros.
As bebidas são pagas à parte, podendo ser solicitadas aos garçons ou em um dos três bares. O bom é que os preços não são muito extorsivos. O único ponto ruim é pra pagar a conta da comanda, já que eles só aceitam cartões quando o barco ancora em Joinville na volta, ou seja, costuma ter fila pra quem não tem dinheiro vivo.
Todos os passeios contam com música ao vivo, que na realidade é um show de humor com muitas brincadeiras. Se você não gosta desse tipo de entretenimento, evite os decks dois ou três e reserve sua mesa no primeiro andar. Mas nas mesas do convés superior, onde acontece o “show”, é que têm-se uma das vistas mais privilegiadas.
A proa é outro lugar muito procurado para fotografias, inclusive aquelas no estilo Titanic. Já a popa (parte de trás) é o único local onde é permitido fumar.
De modo geral, a estrutura do Barco Príncipe é muito boa, sendo boa parte envidraçada, o que permite que os passeios aconteçam até nos dias mais frios.
O PASSEIO
O barco parte às 10h30 e navega por cerca de duas horas pela Baía da Babitonga. No trajeto, passa por 14 ilhas até ancorar em São Francisco do Sul, uma das cidades mais antigas do Brasil. A ilha foi descoberta em 1504.
Infelizmente ele só fica uma hora e meia na cidade, que tem um Centro Histórico super gostosinho. Por conta do pouco tempo, o que dá pra fazer é passar rápido pelas principais atrações, beliscar um docinho ou comprar algum artesanato. Há também um trenzinho que fica já no píer esperando os passageiros para fazer um city tour.
Em “São Chico”, comece seu tour pelo Mercado Público de 1900 que, apesar de pequeno, é bem bonitinho. Além da venda de pescados, há algumas opções de bares e restaurantes.
Dali siga caminhando pela Rua Babitonga, onde fica boa parte do casario em estilo açoriano tombado pelo IPHAN.
A Rua Dr. Luís Gualberto dá acesso à Igreja Matriz e é sem dúvida a viela mais fotogênica da cidade.
Antigos galpões perto do porto abrigam o Museu Nacional do Mar, que reúne uma grande variedade de embarcações de diversas regiões do Brasil.
Se der tempo, o mirante do Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa tem uma vista linda do Centro Histórico. Pra chegar é preciso percorrer uma trilha de cerca de 500 metros que circunda o morro.
Eu queria ter ficado mais na cidade, mas infelizmente tive que voltar pro barco às 13h55, já que ele parte às 14h em ponto.
VALOR DO BARCO PRÍNCIPE
O valor varia muito de acordo com o dia da semana, número de passageiros e idade (crianças de 0 a 5 anos não pagam e de 6 a 12 anos pagam 50%). Por isso, o melhor é consultar diretamente no site oficial.
| COMO COMPRARAs passagens podem ser adquiridas em agências de viagem, hotéis ou o com a própria empresa pelos telefones (47) 3455 4444 ou 3455 0824. Mas dá pra conseguir ótimos descontos de quase 50% em sites de compras coletivas como Abuze, Groupon e Peixe Urbano. Vale sempre pesquisar!
Comentários
Postar um comentário