Uma viagem longa pode desestimular muita gente a cair na estrada. Eu entendo… Viajar é uma delícia, um dos maiores prazeres da vida! Mas se tem uma parte chata, principalmente em um deslocamento maior, são as horas e horas sentado dentro de um avião, carro ou ônibus. Mas como se preparar para uma viagem longa, seja de carro, ônibus ou avião?
Em uma viagem mais duradoura podemos ter vários desconfortos e até problemas mais sérios de saúde. Dores nas pernas, na coluna, trombose e infecção urinária são alguns dos distúrbios que podem surgir. É preciso ficar atento ao que comer antes, o que levar e o que fazer durante uma trip como essa. Confira algumas dicas de como evitar riscos à saúde em uma viagem longa.
Preparando para uma longa viagem
Quando a gente inicia uma viagem longa, por mais confortável que seja o carro ou nossa poltrona do avião ou ônibus, é preciso se preparar para enfrentar horas na mesma posição. A própria forma de deslocamento pode provocar algumas dores, incômodos e irritações. Por isso, nada mais justo do que você levar a sério algumas dicas de saúde. Confira como prevenir:
Dor de ouvido
Em uma viagem de avião é muito comum as pessoas terem dor de ouvido. Isso ocorre principalmente nos momentos da decolagem e aterrissagem, quando a mudança de pressão é mais brusca. Nesses casos, a pressão atmosférica diminui e o ar no ouvido se expande, igualando a pressão do ouvido a do ambiente, causando dor.
Para evitar esse desconforto há várias dicas. Uma das mais simples é mascar chicletes durante o voo. O movimento de mastigação ajuda a compensar a pressão. Outra dica é usar descongestionante nasal antes de embarcar. Por fim, bocejar ajuda a aliviar a dor, pois abre os canais do ouvido e permite que a sensação de dor seja diminuída.
Além disso, você pode procurar assentos bem longe das turbinas. Isso não tem ligação direta com a pressão, mas pode dar mais folga aos seus tímpanos durante todo o voo.
Trombose
Ficar muito tempo sentado no avião ou no ônibus aumenta o risco de trombose. A trombose é causada pelo baixo fluxo sanguíneo e pela dificuldade do retorno do sangue pelas veias devido ao longo período que o passageiro permanece sentado, o que propicia a formação de coágulos.
Essa, sem dúvida, é uma das mais sérias consequências de viagens longas. Por isso, em viagens com duração de mais quatro horas é importante tomar alguns cuidados.
Principalmente, as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, que incluem pacientes com problemas de coagulação, doenças cardiovasculares, que fazem reposição hormonal, fumantes ou com histórico dessa doença na família. Os sintomas da trombose venosa podem aparecer durante a viagem mesmo ou até 30 dias depois.
Para evitar, é importante se movimentar. Tente andar um pouco pelos corredores a cada duas horas. Outra dica é alongar e movimentar os pés. Além disso, é bom evitar roupas apertadas demais, beber bastante água e não ingerir bebidas alcoólicas.
Câimbras e dores no corpo
Ficar muito tempo parado na mesma posição pode dar câimbras e dores na perna, costas e outras partes do corpo. A dica para evitar é simples: movimente-se! Em caso de viagens de carro, faça paradas ao longo do trajeto, caminhe um pouco e aproveite para fazer alongamentos. Já nas viagens de avião, levante-se pelo menos a cada duas horas e ande um pouco pelos corredores.
Para evitar dores na coluna é fundamental manter as costas sempre retas. Evite também ficar com o pescoço curvado. Vale a pena levar almofadas ou travesseiros para deixar a viagem mais confortável. Eu tenho um travesseiro inflável, que coloco na base da coluna para evitar dor nas costas!
Enjoos
Outro problema muito comum de acontecer em viagens longas, seja de avião e carro, são os enjoos. Para evita-los é importante saber o que comer antes de embarcar. Assim sendo, nada de álcool ou alimentos muitos pesados.
No caso de viagens de automóvel, manter a temperatura agradável e o veículo ventilado pode auxiliar. Uma dica para o enjoo passar é ficar o mais parado possível e manter o olhar para algo estável ou fechar os olhos.
Caso seu médico prescreva remédio para combater o enjoo, saiba que a maioria deles causa sono e isso pode ser um perigo se você vai assumir o volante em alguma parte do trajeto. Jamais se automedique e faça a linha mais natural na alimentação.
Comentários
Postar um comentário